Book Details
Ano 2018: do ícone do Palazzo della Signoria em Jesi desaparece a coroa de bronze, que sempre esteve por cima do leão rampante, simbolizando a realeza da cidade. Um novo enigma a resolver para a estudiosa Lucia Balleani que, tendo finalmente encontrado o amor no jovem arqueólogo Andrea Franciolini, terá de redescobrir com ele alguns aspetos desconhecidos ligados à vida da sua antepassada Lucia Baldeschi. Assim, com os nossos dois heróis, recuamos meio milénio no tempo para descobrir como era a vida nas ruelas, praças e palácios de uma esplêndida cidade das Marche, famosa em todo o mundo, então como agora, por ser o local de nascimento do Imperador Frederico II. "Mas nenhum deles, ao olharem por cima do portal e ao demorarem-se sobre a dedicatória do leão rampante, deixou escapar um detalhe que lhes trouxe uma exclamação à boca, quase em uníssono, como se fossem uma só pessoa: «A coroa!»"
O impressor Bernardino encontra-se em estado desesperado num quarto do hospital de Santa Lucia. O Cardinal Baldeschi morreu subitamente e deixou vago o governo da cidade. Será que a jovem Lucia Baldeschi vai finalmente tomar as rédeas do governo e impedir que Jesi caia nas mãos dos inimigos que sempre estiveram à sua porta? Claro que não se pode deixar o governo nas mãos de quatro nobres corruptos ou, pior ainda, confiá-lo ao legado pontifício enviado pelo Papa. Mas Lucia é uma mulher, e não é fácil assumir papéis de poder, tradicionalmente delegados aos homens. E Andrea, o seu amor, o que lhe acontecerá após ter escapado à forca e desaparecido no rasto do Mancino? Voltará ele à cena para ajudar a sua amada? Ou será que os acontecimentos controversos o levarão para outras paragens? E recordemos também a história paralela, a da estudiosa Lucia Balleani, nossa contemporânea, que talvez tenha finalmente encontrado o amor da sua vida, aquele que a levará pela mão para descobrir novos segredos arcanos com o leitor. Amor e morte, esoterismo e razão, bem e mal. Estes são apenas alguns dos ingredientes que dão ritmo a esta nova investigação, centrada no misterioso desaparecimento da coroa de bronze, outrora colocada por cima do leão rampante do principal palácio de Jesi, o da Signoria. Mais uma vez, o passado entrelaça-se com o presente, através das vicissitudes paralelas dos protagonistas do presente e dos seus antepassados homónimos. Dama aventureira e altiva regente da república Aesina, Lucia Baldeschi está dividida entre as obrigações da razão de Estado e o seu amor pelo cavaleiro fugitivo, o valente condotiero Andrea Franciolini. Entre a história e a lenda, a ação desenrola-se entre os edifícios austeros e as escuras passagens secretas de uma Jesi subterrânea e o campo aberto do seu Contado, povoado por pastores e monges durante o dia e animado por ritos mágicos ao luar. Depois, há as intrigas palacianas, as rixas entre senhores e as batalhas, as dos exércitos e contra os piratas, de Urbino até Senigallia, passando por algumas das mais sugestivas gargantas dos Apeninos. Ambientes e traços distintivos de uma época, o século XVI, caracterizado por luzes e sombras, dividido entre o culto da razão e a prática do esotérico, e do qual as personagens do romance são um espelho fiel. Tanto no seu comportamento, como nas suas virtudes e defeitos. Nos seus passos, entre descobertas sensacionais e intuições brilhantes, os amantes desavindos, Lucia e Andrea, da Jesi do século XXI, chegarão à verdade sob o signo de um amor intemporal.
Author Description
Stefano Vignaroli, nascido em 1959, médico veterinário, casado e pai de dois filhos, trabalhou sempre no sector dos pequenos animais na província de Ancona. Além dos cães, é um apaixonado pela música, especialmente pelo "jazz", de tal forma que, na sua juventude, tocou saxofone alto em várias pequenas orquestras, improvisadas ou não, e na banda da sua cidade.
Como veterinário ao serviço da autoridade sanitária local, colaborou muitas vezes com a polícia e os Carabinieri em investigações e operações relativas ao tráfico ilícito de animais ou a episódios de maus tratos contra os mesmos.
A colaboração e o contacto estreito com as Unidades Caninas da Polícia de Estado foram essenciais para a formulação do perfil da protagonista dos seus romances, a Comissária Caterina Ruggeri, que iniciou a sua carreira precisamente como Chefe do Destacamento Canino. Assim nasceu a série de romances dedicados à Comissária de Marche: "Delitti Esoterici" (Altromondo editore — Padova, "I Misteri di Villa Brandi" (editora MJM — Meda e "Il Diario di uno Psicopatico" (autopublicado na Amazon.
Membro fundador da Associação Cultural Euterpe, com sede em Jesi, que organiza eventos culturais e concursos literários e poéticos a nível local e nacional, foi membro do júri do concurso de contos "Racconti in viaggio", cuja última jornada realizouse em Cingoli (MC em outubro de 2016. Foi orador na conferência sobre a História de Jesi, realizada em novembro de 2016 na Biblioteca Comunale "La Fornace" em Maiolati Spontini (AN, com uma comunicação intitulada "Il Sacco di Jesi — Motivazioni politiche e contesto storico".
Após ter concluído a trilogia "Commissario Caterina Ruggeri", e dada a sua paixão pela história, especialmente local, quis dedicarse ao romance histórico. Inspirandose em certos elementos arquitetónicos da cidade de Jesi e em acontecimentos realmente ocorridos na história (vejase o Sacco di Jesi, nasceu assim o romance "L`ombra del campanile". Pode ser considerado o primeiro de uma série dedicada a um impressor do século XVI, Bernardino Manuzi, e a uma jovem estudiosa do nosso tempo, Lucia Balleani, que, redescobrindo e arquivando textos antigos, nos faz reviver com ela acontecimentos obscuros do passado.
Read this book in our EasyReadz App for Mobile or Tablet devices
To read this book on Windows or Mac based desktops or laptops: